quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pirâmide etária de países desenvolvidos e subdesenvolvidos...

A estrutura etária nos países desenvolvidos e subdesenvolvidosA pirâmide etária dos países subdesenvolvidos costuma apresentar base mais larga e ápice bem mais estreito do que a dos países desenvolvidos. Isso acontece porque os países subdesenvolvidos possuem, de modo geral, populações mais jovens, pois as taxas de natalidade são mais elevadas do que nos países desenvolvidos. Estes, por sua vez, apresentam índices de esperança de vida mais elevados, o que determina maior participação de idosos.
O fato de os países subdesenvolvidos e desenvolvidos apresentarem contrastes marcantes quanto à estrutura etária de seus habitantes traz uma série de diferentes implicações sociais e econômicas para ambos os grupos.
Nos países subdesenvolvidos, existe a necessidade de investimentos de grande necessidade na área social, especialmente nos setores de saúde e da educação. Além disso, o elevado número de crianças resulta em um maior contingente da população economicamente inativa, isto é, que não trabalha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário